Centro-Dia de Referência para Pessoas com Deficiência

O Centro-Dia de Referência para Pessoas com Deficiência, até então inexistente na cidade de Fortaleza, oferta, durante o dia, cuidados pessoais a jovens e adultos com deficiência em situação de dependência como forma de suplementar o trabalho dos cuidadores familiares. Oferece ainda um conjunto variado de atividades de convivência na comunidade para ampliar as relações sociais e evitar o isolamento social. O equipamento está localizado no bairro do Papicu.

 Projeto Fortaleza: Cidade Acessível

Tem por objetivo executar ações que promovam o acesso e enfrentamento às questões de saúde, inclusão, emprego, renda e acessibilidade, buscando, assim, consolidar as leis e os dispositivos que promovem a acessibilidade na cidade.

Central de Intérpretes de Libras
O serviço tem o objetivo de garantir o atendimento de qualidade às pessoas com deficiência auditiva, facilitando e viabilizando o acesso aos serviços públicos e outras informações. Ampliando desta forma a comunicação e a interação entre ouvintes e surdos com serviços de tradução e interpretação.

Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA)

Iniciativa lançada em 2023, as carteiras de identificação têm como objetivo defender a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades com as demais pessoas. Ao ser apresentado o documento, torna-se obrigatório o acesso prioritário em todos os serviços públicos e privados, em especial, nas áreas da saúde, educação e assistência social.
A carteira é emitida gratuitamente pela SDHDS, conforme o Decreto Municipal nº 15.399. O cadastro pode ser feito pelo próprio interessado (caso seja absolutamente capaz), pelo seu tutor (em caso de incapacidade relativa) ou pelo seu curador (em caso de incapacidade absoluta). Solicite online