O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é a porta de entrada da Assistência Social. É um local público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade.
Conheça os serviços oferecidos
Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)
O Serviço de Convivência é uma das formas de proteção básica, que previne os riscos do isolamento social e a violação de direitos. Instituído pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS), os encontros dos grupos são realizados nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) semanalmente em 27 bairros.
As ações são adaptadas a cada faixa etária (crianças e idosos) e proporcionam trocas culturais e vivências, desenvolvem o sentimento de pertença e de identidade, fortalecem vínculos familiares, incentivam a socialização e a convivência comunitária.
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF)
O PAIF busca fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso a direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. As equipes realizam visitas domiciliares, atendimento individualizado, grupos com famílias, oficinas educativas, encaminhamentos e ações comunitárias com o objetivo de contribuir na sua qualidade de vida e autonomia dos usuários.
Cadastro Único
Por meio do Cadastro Único, as famílias de baixa renda podem ter acesso a programas sociais como Bolsa Família, Tarifa Social e Energia Elétrica, Auxílio Gás. Para serem beneficiadas, é preciso estar dentro do perfil de renda e manter as informações da família sempre atualizadas.