Para a população em situação de rua em Fortaleza, a Prefeitura oferece serviços em 19 equipamentos municipais, que realizam diariamente cerca de 2.600 atendimentos.

A assistência social oferece alimentação diária, locais de acolhimento, pousadas sociais, aluguel social, Espaços de Higiene Cidadã, Centros de Convivência, Casa de Passagem, Refeitórios Sociais e os Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centros Pop), onde é feita abordagem social, acompanhamento para acesso à documentação oficial, Cadastro Único para programas sociais, atendimento psicológico e jurídico, entre outros serviços.

Os atendimentos em saúde são realizados pela Prefeitura por meio das seis equipes do projeto Consultório na Rua que percorrem a cidade com médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem, psicólogo, assistente social e agente social.

Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop):

Café da manhã para todos, almoço para quem está em oficina/grupos, lanche da tarde para todos, jantar para quem está em oficina/grupos. Serviços para documentação oficial, Cadastro Único para Programas Sociais. Higiene pessoal (banho e lavagem de roupas), atividades socioeducativas e artísticas. Atendimento jurídico e psicológico. Segunda a sexta de 8h às 17h

Centro POP (Unidade Centro) -  Rua Jaime Benévolo, nº 1059 – Centro

Centro POP (Unidade Benfica) - Avenida João Pessoa, nº 4180 - Damas

Centro de Convivência para Pessoas em Situação de Rua

Serviços de acesso à higiene pessoal (banho e lavagem de roupas), atendimento técnico com assistente social e psicólogo, atividades socioeducativas e artísticas. Fornecimento de café da manhã, almoço, lanche e jantar. Funcionamento de segunda a sexta de 8h às 19h. Sábado e domingo de 8h às 12h.

Avenida do Imperador, 775, Centro

Refeitório social

Distribuição de almoço às 11h e sopa às 16h.

Rua: Padre Mororó, nº 686

Espaços Higiene Cidadã

Distribuição de almoço (11h) e sopa (16h). Banho e entrega de kits de higiene. Domingo a domingo. Funciona todos os dias de 8h às 17h.

Endereços:

Av Dom Manoel, 1250 - Centro

Praça da Bandeira - Centro

Rua Pedro II,100 - Parangaba

Pousadas Sociais

Pernoite, alimentação e higiene pessoal. Capacidade para cem hospedagens, somente pessoas acima de 18 anos. Diariamente no período das 20h às 7h. Demanda livre, por ordem de chegada.

Endereços:

AV Dom Manoel, 1250 - Centro

Av. do Imperador, 769 - Centro

Casa de passagem Elizabeth Almeida Lopes

Serviço de acolhimento temporário com capacidade de atendimento para 50 pessoas, fornecimento de alimentação e hospedagem provisória. Demanda chega através da Central de Vagas. Bairro Benfica.

Acolhimento Institucional para Homens -  50 vagas. Demanda chega através da Central de Vagas. Bairro Benfica.

Acolhimento Institucional para Mulheres e Famílias – 50 vagas. Demanda chega através da Central de Vagas. Bairro João XXII

Aluguel Social

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da SDHDS, destina atualmente 300 vagas de aluguel social (R$ 420), específicas para a população em situação de rua. O benefício do aluguel social é temporário e válido por dois anos, sob avaliação dos critérios observados em lei.