O Centro-Dia de Referência para Pessoas com Deficiência oferta cuidados pessoais a jovens e adultos com deficiência em situação de dependência como forma de suplementar o trabalho dos cuidadores familiares. Oferece ainda um conjunto variado de atividades de convivência na comunidade.
Podem ser beneficiadas com o serviço pessoas de ambos os sexos com deficiência e idade entre 18 e 59 anos. O acesso se dá por meio do encaminhamento dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), da rede de serviços socioassistenciais, demais políticas públicas ou órgãos do sistema de garantia de direitos via CRAS/CREAS.

Como ter acesso:
O interessado deve agendar, via telefone (3262-1818), a triagem inicial, que será realizada na sede do equipamento. A triagem acontece toda quarta-feira, de 8 às 17 horas. Na ocasião, o interessado deve apresentar RG, CPF e comprovante de endereço do responsável e do usuário, além de laudo médico e Número de Identificação Social (NIS) do Cadastro Único da pessoa com deficiência.

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, 7h30 às 17h30

Endereço:
Rua Ari Barroso, 55 - Papicu
Contato:
(85) 3262-1818

A Lei 133/2012 institucionalizou o Centro de Referência LGBT Janaína Dutra, um serviço de proteção e defesa da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) em situação de violência e/ou violação, omissão de direitos motivados pela questão da orientação sexual e/ ou identidade de gênero.

Coordenadoria de Políticas para a Diversidade Sexual
A Coordenadoria de Políticas para a Diversidade Sexual tem por missão coordenar, elaborar e implementar políticas públicas de enfrentamento ao preconceito e à discriminação por orientação sexual e identidade de gênero no município de Fortaleza, articulando com as demais secretarias e áreas de atuação governamental a promoção da cidadania da população LGBT.

Centro de Referência LGBT Janaína Dutra

O Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência Francisca Clotilde (CRM Francisca Clotilde)acompanha e encaminha para os serviços da Rede de Atendimento e Enfrentamento à Violência. Oferece acolhimento às mulheres em situação de violência decorrente da desigualdade de gênero doméstica e familiar (violência psicológica, sexual, física, moral e patrimonial), violência sexual (abuso e exploração), violência institucional, assédio moral e tráfico de mulheres.

Horário de atendimento:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Sábados, domingos e feriados de 8h às 18h.

Enredeço:

Rua Padre Francisco Pedro, nº363 - Benfica

Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial

A coordenadoria promove a igualdade racial na cidade de Fortaleza, implementando os marcos legais e alinhando as ações do poder público com os anseios da sociedade civil. Trabalha para a proteção dos direitos de indivíduos das pessoas negras e de comunidades tradicionais afetados pelo racismo, preconceito, discriminação e demais formas de intolerância.

Dessa maneira, organiza a transversalidade de programas, projetos e ações da gestão pública municipal através do acompanhamento das políticas de diferentes secretarias e outros organismos da gestão municipal. É responsável por articular, promover e acompanhar a execução de diversos programas de cooperação com organismos públicos e privados, municipais, estaduais, nacionais e internacionais.