Restaurante Popular de Fortaleza:
Prefeitura assumiu o equipamento em 2014, após recebê-lo do Governo do Estado. Oferta diariamente 1.400 refeições saudáveis, com preço acessível (R$ 1,00), preferencialmente à população idosa, população em situação de rua, trabalhadores do entorno e pessoas inscritas no Cadastro Único. Este equipamento está localizado na Rua Carlos Amora, nº 07, bairro Parangaba, e funciona de 10 às 14 horas, de segunda a sexta-feira.

Educação Alimentar e Nutricional:
Promover ações de educação e segurança alimentar e nutricional às famílias inscritas no Cadastro Único, atendidas no Restaurante Popular de Fortaleza, CRAS, CREAS e beneficiárias do Programa Leite Fome Zero.

SISAN Fortaleza:
Estruturar e implantar o Sistema Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Fortaleza (SISAN Fortaleza), previsto na Lei nº 10.134, de 04 de dezembro de 2013. O sistema municipal é composto pela Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Fortaleza (CONSEA Fortaleza), Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN Fortaleza) e órgãos e entidades de Segurança Alimentar e Nutricional, instituições privadas com ou sem fins lucrativos que manifestem interesse na adesão ao SISAN.